Quatro dicas para manter o perfume mais tempo na pele

As fragâncias têm a capacidade de nos transportar a lugares do passado, recordações, emoções, sentimentos e pessoas graças à memória olfativa da qual dispomos.

Talvez por isso, o perfume é um dos cosméticos mais usados e apreciados sendo capaz de refletir a nossa personalidade, identidade e até o estado de espírito no qual nos encontramos.

Existem diferentes tipo de perfumes de acordo com a concentração de essência usada:

·       Água de colónia. É o tipo de perfume menos concentrado, com cerca de 3% de essência. Este tipo de perfume é bastante leve e fresco e é o mais recomendado para pessoas sensíveis a fragrâncias intensas. Tem baixo poder de fixação.

·       Eau de Toilette. O tipo de perfume mais usado. A concentração é mais elevada que nas colónias, mas ainda assim não costuma ultrapassar os 13% de essência.

·       Eau de Parfum. É um dos tipos de perfume mais concentrados e intensos. Quando bem aplicado, pode durar até 10 horas na pele.

·       Extrato de Perfume. O tipo mais concentrado de perfume. Pode chegar aos 40% de concentração de essência, e o aroma dura significativamente mais do que um Eau de Parfum. No entanto, este tipo de perfume é o mais propenso a provocar manchas na roupa e na pele durante o seu uso.

 Independentemente do tipo de perfume escolhido, é importante ter algumas considerações aquando da sua aplicação, por forma a que este dure o maior tempo possível no corpo.

 Dica 1 – Não usar sempre o mesmo perfume

O uso prolongado da mesma fragância, pode fazer com que percamos a sensibilidade olfativa quando o aroma se torna demasiado familiar para o nosso cérebro. Desta forma, temos a perceção de não sentir o perfume ou deixar de o sentir passado poucas horas da aplicação.

Tenha pelo menos três perfumes diferentes e varie o seu uso com frequência para sentir os seus aromas sempre com a mesma intensidade.

 Dica 2 – Ritual de aplicação

Para potenciar a aplicação e uso do perfume, é importante ter atenção às zonas onde o mesmo se aplica. O ideal é colocá-lo nas zonas quentes do corpo, como pulsos, atrás das orelhas, por baixo do peito, atrás dos joelhos e axilas. O perfume reage com o calor permitindo que as moléculas se expandam ao longo do dia.

 Dia 3 – Aplicar na roupa e cabelo, sim ou não?

A roupa e o cabelo podem ser uma zona extra de aplicação, no entanto se deseja que o perfume dure, este deve ser aplicado também na pele.

Embora a roupa fixe bem os odores, existem determinados tecidos que podem alterar o aroma original do perfume. Além disso é importante verificar que o perfume usado não provoca manchas, sendo especialmente suscetíveis as mesmas, as fibras naturais como a seda. A melhor zona para aplicação na roupa, é a zona dos ombros.

Em relação ao cabelo, a aplicação deve ser restrita e cuidadosa devido ao elevado conteúdo em álcool dos perfumes. Idealmente, deve ser usado um perfume específico para cabelo. No entanto, se tal não for possível, pode aplicar o perfume na sua escova de cabelo e penteá-lo em seguida.

 Dica 4 – Compre um vaporizador de perfume recarregável

Se tem um tipo de pele seca, é possível que mesmo com as dicas referidas sinta que o perfume não dura o tempo desejado. Neste caso, pode ser necessário repetir a aplicação ao longo do dia. Para isso, adquira um vaporizador recarregável, para levar o seu perfume consigo. Outra opção, é guardar as amostras oferecidas nas perfumarias para usar quando estiver fora de casa.

 

Anterior
Anterior

Quimiofobia - Os cosméticos naturais são realmente melhores?

Próximo
Próximo

Conheça os diferentes tipos de esfoliantes